Opções GRUB - Alterar ordem
-
Olá Galera.
Estou com um problema. Ou mais...
montei um servidor que não roda no modo normal da inicialização. Somente entrando em SAFE MODE pra que ele rode normal. só que toda vez que preciso reiniciar a maquina(que ainda esta em teste) tenho de ir nela fisicamente pra poder colocar na opção correta no boot.
Perguntas:- Como colocar safe mode pra iniciar no GRUB por default?
- Por que esta dando panic on CPU na inicialização normal na primeira opção do GRUB?
Agradeço desde já.
-
Pelo que consta no erro a virtualização está desabilitada na Bios.
-
Caro amigo Carlos, na verdade, o IOMMU, como alguns fabricantes chamam a tecnologia AMD-V na bios esta habilitada sim. mas por algum motivo, nao roda em modo normal. somente em SAFE MODE. vou postar um video da mesma maquina rodando em safe mode... desde a bios ate a tela do sistema.
-
Qual o modelo da placa-mãe e do processador que está utilizando? E qual versão do XCP-NG que foi instalada?
-
XCP mais novo, baixado a alguns dias.
placa mae: gigabyte ga-f2a55m-s1
root@lxc ~# cat /proc/cpuinfo | grep processor | wc -l 1 root@lxc ~# lscpu Architecture: x86_64 CPU op-mode(s): 32-bit, 64-bit Byte Order: Little Endian CPU(s): 1 On-line CPU(s) list: 0 Thread(s) per core: 1 Core(s) per socket: 1 Socket(s): 1 NUMA node(s): 1 Vendor ID: AuthenticAMD CPU family: 21 Model: 19 Model name: AMD A4-4000 APU with Radeon(tm) HD Graphics Stepping: 1 CPU MHz: 2994.599 BogoMIPS: 5989.14 Hypervisor vendor: Xen Virtualization type: full L1d cache: 16K L1i cache: 64K L2 cache: 1024K NUMA node0 CPU(s): 0 Flags: fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush mmx fxsr sse sse2 ht syscall nx mmxext fxsr_opt rdtscp lm rep_good nopl extd_apicid pni pclmulqdq ssse3 fma cx16 sse4_1 sse4_2 x2apic popcnt aes xsave avx f16c hypervisor lahf_lm cmp_legacy cr8_legacy abm sse4a misalignsse 3dnowprefetch ibs xop lwp fma4 tbm ssbd vmmcall bmi1 arat root@lxc ~#
root@lxc ~# cat /proc/cpuinfo processor : 0 vendor_id : AuthenticAMD cpu family : 21 model : 19 model name : AMD A4-4000 APU with Radeon(tm) HD Graphics stepping : 1 microcode : 0x6001119 cpu MHz : 2994.599 cache size : 1024 KB physical id : 0 siblings : 1 core id : 0 cpu cores : 1 apicid : 0 initial apicid : 0 fpu : yes fpu_exception : yes cpuid level : 13 wp : yes flags : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush mmx fxsr sse sse2 ht syscall nx mmxext fxsr_opt rdtscp lm rep_good nopl extd_apicid pni pclmulqdq ssse3 fma cx16 sse4_1 sse4_2 x2apic popcnt aes xsave avx f16c hypervisor lahf_lm cmp_legacy cr8_legacy abm sse4a misalignsse 3dnowprefetch ibs xop lwp fma4 tbm ssbd vmmcall bmi1 arat bugs : fxsave_leak sysret_ss_attrs null_seg spectre_v1 spectre_v2 spec_store_bypass bogomips : 5989.14 TLB size : 1536 4K pages clflush size : 64 cache_alignment : 64 address sizes : 44 bits physical, 48 bits virtual power management:
Conforme descrições, virtualização habilitada.
Hypervisor vendor: Xen Virtualization type: full
Sei que nao é muita coisa, mas e o que tenho aqui neste momento ate chegar o dell 2950. compra aprovada pela administração.
-
@vanderlpp A opção "SVM Mode" dentro de M.I.T. está ativa? Se estiver, tente reinstalar o XCP-NG, pode ter ocorrido algum erro durante a instalação que corrompeu o kernel "normal". Pode instalar "por cima", ele vai manter as configurações e VMs configuradas.
-
sim, SVM esta habilitado. vou reinstalar pra tentar resolver.
EDIT: Agora que eu vi. baixei o netinstall.iso
na transferência deve ter havido algo que corrompeu. pode ser isto. vou baixar a versão completa pra poder refazer... -
Reinstalado e ainda a mesma coisa.... Só entra em safe mode.
-
Olá,
Eu estou com o mesmo problema, porem, no meu caso, a BIOS não tem opção de Virtualização, embora o processador tenha, a MB é bem antiga ... 2009.No meu caso, para funcionar o modo normal, eu tive que inserir os seguinte parametros no grub.
Na linha do multiboot2 do XCP-ng, acrescentar :
iommu=off nmi=ignore
Com estes dois parametros o XCP-ng subiu corretamente.
Eu peguei estes parametros do Safe Mode ....[]'s
Celso Suzuki