VM liga e desliga sozinha
-
Bom dia a todos,
Estou com um problema em uma VM, ela está ligando/desligando sozinha, repetidamente.
Não encontro nenhuma mensagem de erro explicando o motivo.
Alguém pode me dar alguma dica sobre como solucionar isso?Uso o XCP-NG 8.0 em um cluster de dois servidores HP Proliant DL-360, com o HA-Lizard. Tudo vinha funcionando bem até alguns dias atrás, quando houve uma queda de energia no datacenter da localidade.
Tenho o mesmo arranjo de VMs/servidores em mais seis localidades, nenhuma apresenta esse problema.
Grato.
-
Se esta for a única VM que está apresentando problemas, eu me concentraria nos logs da VM em vez de presumir que esse é um problema com o hipervisor.
FWIW, você tem uma configuração complicada e o xcp-ng 8.0 não é mais compatível.
P.S. Acima é via Google Translate, então, desculpas por qualquer gafe
-
Sem problemas com sua resposta, já me deu uma direção por onde investigar.
A primeira coisa que descobri foi como fazer a VM parar de ligar sozinha, através do ajuste do serviço de HA (que desativei). Agora preciso fazer com que ela pare de desligar.
Enquanto pesquisava outras coisas, decidi fazer uma tentativa. Como essa é a única VM nessa localidade, fiz o teste de criar outra [ainda em instalação] e o erro não se repete. Estou tentado a desconectar o disco virtual e remover a VM, criando em seguida outra.
Qualquer que seja o resultado, vou postar aqui, pode ser útil para outras pessoas.
-
Novamente obrigado por se dispor a ajudar.
Eu fiz o teste de recriar a VM com o mesmo disco, e finalmente consegui visualizar o problema.
A má notícia é que é um erro de "kernel panic", provavelmente o sistema de arquivos corrompeu de alguma forma. As próximas horas não serão nada prazerosas.